quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Foi só uma consulta de rotina

Foi em Dezembro de 2010 que decidi ir ao meu médico de clínica geral para fazer umas análises visto nós estarmos com vontade de engravidar.
Verificaram que a minha ferritina (A ferritina é uma proteína globular que se localiza essencialmente no fígado. A ferritina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células) estava muito elevada 490.
O meu médico indicou-me para fazer uma ecografia ao fígado para verificar se tinha algum problema a nível de fígado. Ou se estaria com anemia!
Pois bem não tinha qualquer sintoma que verifica-se anemia! Lá foi eu a uma consulta de Hepatologista que após verificar as minhas análises quis que eu fizesse outras mais e verifica-se o histórico familiar de diabetes e anemias! E ainda mandou fazer um exame genético para verificar se o problema de ferritina elevada fosse herditário.
Como estou a ser seguida pelo sistema nacional de saude isto vai devagar devagarinho... Pois nisto tudo ja passou um ano!
Mas também a medica indicou-me que não era nada de alarmente e que deveria ir a minha ginecologista para fazer os exames de rotina, para ter a certeza que estava tudo bem, visto a minha mestruação ser quase nada! E se a tivesse normalmente tudo estaria normal, mas o meu sistema é mesmo assim.
A minha ginecologista informou que era normal e se quisesse engravidar deveria comparecer no consultorio dela 2 meses antes de planear e com os exames da hepatologista!
Após consultas desmarcadas e exames feitos lá foi hoje a consulta de Hepatologia para saber resultados.
Conclusão a minha situação é: não tenho Ácido Fólico suficiente para mim (O ácido fólico é assim essencial para o crescimento correcto e para o funcionamento óptimo do sistema nervoso e da medula óssea.), ou seja derivado ás dietas e não comer vegetais suficientes desde que nasci porque nunca gostei e de comer carne nem peixe suficiente para a minha sustentabilidade estou com um nível muito mas muito a baixo...

Conclusão é: estou proibida de engravidar porque se o fizer não tenho ácido fólico suficiente (É imprescindível para mulheres antes da concepção e no primeiro mês da gravidez a fim de evitar doenças congênitas da criança, como anencefalia e espinha bífida) para gerar um feto com o seu devido crescimento ou seja o bébe poderia nascer com problemas de coluna ou até mesmo a nível cerebral.
Essas situações só são verificadas na 12º semana.
Mas tirando esta grande preocupação também tenho probabilidade de ter a diabetes e anemia! Isto tudo genético.
E também foi detectado a falta de vitamina B12.
Mas conclusão é que foi detectado a tempo e já estou a ser medicada ou seja estou a tomar 2 comprimidos por dia de ácido fólico para regular e estou com uma dieta rigorosa mas controlada por um nutricionista.
Mas que não deixo de estar Muito Triste.
Agora é esperar 8 meses para estabilizar... Voltarei á consulta só em Setembro. Temos que dar tempo para os valores regularizarem.

Isto tudo com uma consulta de rotina!

1 comentário:

  1. Oito meses??? Tanto tempo.. Enfim.. Mas se o médico diz que é assim é porque está correto!
    E eu também acho que para se conceber um bebe deve estar tudo ok.. É duro passar por abortos e problemas que só servem para marcar negativamente a nossa vida!
    Há que dar tempo ao tempo e de certeza que tudo a ser bem feito só pode correr bem! ;)

    ResponderEliminar